Artista do ABC Paulista, multi-instrumentista e apaixonada por música desde a infância, Tuany nunca acreditou que algo fosse tão grande a ponto de não poder ser alcançado com esforço e dedicação. Não que isso nunca tenha passado por sua cabeça, mas talvez não o suficiente para o coração deixar de acreditar. Após mais de 10 anos trabalhando com música independente, a artista – como muitas outras no Brasil –, dedica-se e investe em sua carreira para conquistar o seu “lugar ao sol”, o espaço no cenário nacional para sua MPB rock repleta de profundidade.
Buscando alçar voos cada vez maiores e significativos, além de encontrar seu próprio “bando” para seguir e cantar na mesma direção, a cantora e compositora reflete sobre este momento de carreira tão importante e maduro de Tuany.
Após o lançamento de seu primeiro álbum “Metamorfose”, no ano passado, e o crescimento orgânico nas redes sociais, a cantora encerra este momento “dentro do casulo e do início da vida da borboleta”. A canção “Pássaros” traz, agora, a jornada após o voo inicial, que busca encontrar seu lugar em si mesma e no mundo. “Essa música questiona se é possível enganar a dor. Será que depois da metamorfose, estou pronta pra voar em bando e, finalmente, encontrar meu lugar no mundo?”, reflete. “Sonoramente, eu a sinto cada vez mais autêntica. Todas as músicas dessa nova fase carregam todas as minhas influências, mas deixando bem claro a linguagem da MPB e do rock, que se encontram e criam uma fusão única no som”, destaca a artista que conta com o respaldo do selo Angorá Music/Warner Chappel, produção musical de MaBê e direção artística de Marcos Bohrer.
Como em todas suas produções, Tuany coloca a ‘mão na massa’ e apresenta um clipe gravado e produzido por ela mesma, dessa vez com uso de tsurus – origami em forma de pássaro –, utilizado para representar o animal com mais poesia e delicadeza. “Gravamos com celular e com uma câmera mais antiga, buscando o melhor resultado possível com os equipamentos que temos em mãos. Fiz todos os tsurus que são usados no clipe, e gravamos em um parque perto da minha casa. A ideia era trazer essa narrativa da vida de um pássaro, sendo representada por mim e pelos tsurus”, explica.
Em ‘Bando’
Tanto na arte como na vida, Tuany está, de fato, construindo uma comunidade, em que interage com seu público e troca experiências e apoio. “Estou em um momento de construção, porém com as estruturas mais sólidas. Eu sei qual é a minha casa, quem mora nela e quem eu quero convidar pra fazer parte”, diz. “O último álbum me trouxe conexões reais, e isso, pra mim, é o que mais importa. Os números foram ótimos e eu alcancei lugares que nem imaginava, mas o que me trouxe de mais precioso foram as pessoas que eu conheci e que criei laços”, finaliza.
Tuany
Em 2021, lançou o single duplo “Fluir”, em parceria com Pedro Tiepolo; “Você”, uma balada intimista e sedutora; “(Voar) Longe Daqui”, um indie pop energético, que flerta com o rock e R&B. No mesmo ano, lançou seu EP de estreia intitulado “Longe Daqui”, em que a faixa exclusiva “Florianópolis” conquistou espaço na playlist editorial “Fresh Finds Brasil”, do Spotify e o single “Te Avisei”.
Em 2022, Tuany lançou 4 singles que estão reunidos no EP "Chevy Marfim" e, em 2024, lançou seu primeiro álbum intitulado “Metamorfose”, que consolida a maturidade e sonoridade da artista ao longo de suas seis faixas.
#clnews #claudelopes70 #tuany