Gavin Roy, criador de conteúdo e professor, realizou a tradução da icônica canção "Faroeste Caboclo", de Renato Russo, para o inglês. A canção, que narra a história de João de Santo Cristo, oferece um enredo profundo e vívido, tornando-se uma excelente ferramenta para quem quer aprender inglês de forma descontraída, mas envolvente.
Ao cumprir a missão impossível de traduzir, gravar o vídeo e manter a essência cultural, Gavin enfrentou o desafio de manter a musicalidade da letra original em português, ao mesmo tempo em que respeitava a estrutura da língua inglesa. "A tradução começou de forma bem analítica. Eu fiz a tradução ao pé da letra no lado esquerdo de um caderno, depois fui para o lado direito e comecei a adaptar, tentando manter a mesma entonação e as pausas de Renato Russo, além de fazer as rimas funcionarem em inglês", explica o professor. Apesar de ter feito uma versão anterior cantada em português com sotaque americano, para ele, o maior desafio foi se familiarizar com a música em português antes de traduzi-la, o que exigiu entender profundamente o ritmo e a narrativa.
Ele também destaca que algumas palavras e expressões em português não tem tradução exata em inglês, como "comer", que na canção original tem um duplo sentido em português, mas que não se aplica da mesma forma em inglês. Essas nuances culturais tornam o processo de tradução uma verdadeira arte, não apenas linguística, mas também emocional.
Além de trabalhar o lado técnico da tradução, Gavin destaca que o maior aprendizado ao traduzir músicas como "Faroeste Caboclo" é o cultural. “Quando você aprende um idioma ouvindo música, não é só sobre aprender a gramática ou o vocabulário. É sobre sentir a emoção da música, entender as expressões culturais e como elas se conectam ao idioma". Para ele, cantar junto e se entregar à melodia é uma das formas mais poderosas de aprender o idioma e a pretensão para o futuro é criar uma versão da música “Eduardo e Mônica”.
#clnews #claudelopes70 #faroestecaboclo #faroestecabocloemingles #renatorusso #gavinroy #joaodesantocristo