A 11ª edição da Semana Internacional de Música de São Paulo - SIM São Paulo - será realizada de 17 a 21 de fevereiro de 2025, no Memorial da América Latina, um dos locais mais icônicos da cultura na capital paulista e que acabou de comemorar 35 anos. Serão cinco dias com a tradicional maratona de conteúdo, de atividades de networking e negócios, showcases diurnos, festas noturnas ocupando São Paulo e muito mais, com patrocínio do Instituto Cultural VALE, Rede (Itaú-Unibanco), cartão Elo e Heineken, além de vários parceiros, através da Lei de Incentivo Federal, Ministério da Cultura, Governo Federal. Quem conhece já sabe: vale a pena cada segundo dessa imersão de conhecimento, troca, inovação e motivação para pequenos e grandes atores da indústria da música (e suas conexões). Em números, a expectativa de público é de 6.000 credenciados, 50.000 pessoas circulando, 30 países envolvidos e mais de 15 milhões de pessoas impactadas.
Outra novidade de peso é a chegada do Grupo L21 Corp, da qual a Musickeria faz parte, que se une à Inker Agência para impulsionar a SIM São Paulo a um novo patamar. Já a Agência Otorongo assume a Direção e Produção do evento, para que tudo aconteça com maestria. Portanto, com a entrada dos novos parceiros, a SIM anuncia seu novo corpo diretivo: Fabiana Batistela passa a CEO e entrega a Diretoria de Conteúdo a Coy Freitas e as Diretorias Financeiras e de Atendimento, respectivamente, a Marcos Passarini e Priscilla Mesquita. Já pela Musickeria (L21), Luiz Calainho e Flávio Pinheiro passam a ser Diretores de Novos Negócios.
Idealizada em 2013 por Fabiana Batistela e realizada pela Inker Agência desde então, a Semana Internacional de Música de São Paulo já fez história e é hoje a maior conferência de música da América Latina, reconhecida no mundo todo e premiada dentro e fora do Brasil. Além disso, foi o primeiro evento no país a ganhar o selo Keychange de equidade de gênero do Reino Unido e mantém regras rígidas de diversidade. Dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, a SIM já atua em 13.
“A SIM SÃO PAULO, durante os seus 10 anos de atuação, criou uma história relevante e consistente, ganhando reconhecimento internacional e apoio de todo o Brasil. Conectou criativos, artistas, empreendedores, transformadores sociais e formadores de opinião do mercado cultural e suas conexões. Agora, na nova década, é o momento de extrapolar barreiras e explorar novos territórios de conteúdo, trazendo temas urgentes para o nosso futuro – que já chegou. Porque música se conecta com tudo e todos se conectam com a música”, afirma Fabiana.
Após 10 anos de experiência, a SIM São Paulo pode comprovar que MÚSICA é uma grande indústria que deve ser valorizada e apoiada, além de ser agente de construção de identidade de uma nação, região, comunidade, e ferramenta poderosa de transformação social. Com isso, afirmamos hoje que MÚSICA SE CONECTA COM TUDO e, em sua 11ª edição, traremos discussões da música em vários novos territórios de conteúdo que precisam, mais do que nunca, serem discutidos e repensados, como:
- Workshops e masterclasses, para capacitação de profissionais e criadores aprimorarem suas habilidades e aprenderem com profissionais renomados do mercado, oferecendo insights valiosos;
Reforçando o compromisso de diversidade, inclusão e representatividade assumidos pela SIM desde 2015, um dos pilares do evento são os 30 nomes escolhidos para os showcases diurnos oficiais. São nomes que vêm de 14 estados brasileiros e outros 6 países (da África e América Latina) e representam os tempos em que vivemos, trazendo novos movimentos artísticos de criadores emergentes ou consolidados; discursos afiados e potentes, que chacoalham as estruturas sociais e mudam as narrativas eurocentradas; além de mostrarem as possibilidades de caminhos a se percorrer dentro de uma indústria com tanta força cultural e econômica.
Todos os jovens que participaram do programa de capacitação serão contratados para trabalhar na próxima edição da SIM São Paulo. Já os artistas se apresentarão na programação oficial do evento em uma sessão de pitche para uma banca de compradores e possíveis parceiros.
Além de tudo isso, 8 palestras serão realizadas nas Fábricas de Cultura de São Paulo durante o mês de fevereiro de 2025 e ônibus saindo das Fábricas levarão alunos e outros interessados no mercado da música, moradores da periferia, gratuitamente para participar da SIM no Memorial. Tudo isso, com apoio da Poiesis e Fábricas de Cultura.
>> Instagram: @simsaopaulo
>>Ingressos AQUI
#clnews #claudelopes70 #simsaopaulo #tevejonasim #memorialdaamericalatina #semanainternacionaldemusicadesaopaulo