"O Brasil mostra a sua cara: Vale Tudo", a telenovela que escancarou a elite e a corrupção

Vale a pena ser honesto no Brasil? Esse é o questionamento que serviu como ponto de partida para Vale Tudo (1988-1989), novela de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères. O folhetim, considerado por diversos especialistas como o melhor de todos os tempos, escancarou a linha tênue entre ética e corrupção na sociedade brasileira. E é através dessa premissa forte e atemporal que é delineado o livro da jornalista Ana Paula Gonçalves, que conta um pouco do Brasil da época, muito importante para a democracia, Vale Tudo foi, inclusive, a última novela do horário a passar pela censura.

Em meio à Constituinte, a esperança da volta das eleições diretas para presidente, o caos econômico e muitos escândalos políticos, a novela parou o Brasil com uma audácia escancarada que não deixava dúvidas sobre a questão ética e moral tão enraizada em nossa sociedade.

Ana Paula tinha apenas 12 anos quando Vale Tudo foi exibida, mas a obra já a fascinava. Em tempos em que praticamente não havia concorrência na televisão, a novela das oito era o produto que unia praticamente todas as tribos diariamente em frente às telas. De lá para cá, a teledramaturgia, assim como a sociedade, passou por múltiplas transformações.

E essas transformações foram estudadas pela jornalista ao longo de sua carreira. Ainda assim, para ela, um dos grandes êxitos de Vale Tudo é ser atemporal. Trinta e seis anos depois da exibição original, a trama segue dialogando, infelizmente, com as mazelas do Brasil. “Vale Tudo sempre foi uma das minhas novelas favoritas. Tentei comprovar na análise que ela é um clássico, que mostra um Brasil ainda recente. Vem de um momento muito importante da nossa história, ainda conversa muito com a mistura do nosso Brasil moderno e arcaico”, diz Gonçalves.

Compreender que Vale Tudo reflete as tensões que assolavam - e ainda assolam - o país motivou a escolha da obra para sua tese de doutorado: “eu sabia que queria estudar o Brasil do final da ditadura, uma época de muitas mudanças e esperança, mesmo com tantos escândalos políticos. Fazer este estudo utilizando Vale Tudo como recorte foi para entender mais do Brasil, da importância da novela das 8 da Globo e de Vale Tudo”, conta a autora. Em O Brasil mostra a sua cara: Vale Tudo, a telenovela que escancarou a elite e a corrupção brasileira, a pesquisadora faz um panorama das telenovelas exibidas e analisa como o formato ajudou na construção do imaginário brasileiro ao longo das décadas, sejam períodos sombrios da história como a Ditadura Militar, seja ao mostrar problemas estruturais que até hoje desencadeiam discussões e geram debates, como o racismo e o machismo.

A apresentação do livro fica por conta de Rosane Svartman, autora de grandes sucessos do horário das 19 horas da Rede Globo, como Totalmente Demais (2015), Bom Sucesso (2019) e Vai Na Fé (2023). “A identidade de pesquisadora dedicada e de fã de telenovelas estão presentes na escrita de Ana Paula, tornando a leitura ainda mais saborosa.”, diz a novelista. Rosane foi uma grande incentivadora para a publicação da obra. “Ela (Rosane) foi muito generosa em minha banca de doutorado, a Rosane é uma profissional que trouxe sua experiência de forma brilhante para a academia, foi muito importante tê-la naquele momento tão importante”, diz a jornalista.

Lançamento: 9 de dezembro, às 19h
Local: Livraria Janela, Shopping da Gávea (3⁰ piso – Loja 368)
265 páginas

 

#clnews #claudelopes70 #livrovaletudo #brasilmostratuacara #gilbertobraga #aguinaldosilva #leonorbasseres #shoppingdagavea #anapaulagoncalves

Claudê Lopes

Baiano de Itiúba, radicado em São Paulo há mais de 30 anos. Jornalista, Pesquisador Musical, Blogueiro, Produtor e Editor de conteúdo, Consultor Musical, Roteirista, Redator e Diretor de programa, Web Designer. @claudelopes70

Postagem Anterior Próxima Postagem