Um dos alimentos mais tradicionais da refeição matinal dos brasileiros é o amado pão, que geralmente é acompanhado de um pingado, além de ser achado facilmente nas milhares de padarias que existem no nosso país. Mas, você já se perguntou se ele afeta a sua alimentação? E, será que ele faz mal?
Conversamos com a nutricionista Maria Clara, e ela explicou as principais dúvidas sobre o pão, se ele realmente nos traz riscos ou é apenas um complemento para uma rotina ativa e saudável.
O pão pode ser considerado um alimento nutritivo?
Esse carboidrato logo se transforma em glicose, dando um gás para o funcionamento do cérebro, e é justamente por isso que o consumo do pão ocorre majoritariamente pela manhã. “Além disso, ele ainda é uma ótima fonte de fibras derivadas dos cereais integrais que o compõem, como a farinha de trigo integral e os grãos presentes na sua composição. As fibras ajudam a regular a saúde intestinal, controlam os níveis de colesterol e glicose e, trazem também uma maior sensação de saciedade.”, completa a doutora.
Pão engorda? A culpa é dos carboidratos?
O pão é feito a partir de diversos ingredientes, em especial o trigo, o sal e gordura vegetal, que juntos se transformam nessa explosão de sabores após assado. Em média, cada unidade tem 280 calorias a cada 100g, que se consumida em larga escala, afetará e muito na sua soma de calorias diárias. “Quando comparado com o pão integral, o pão francês é mais calórico pois as suas calorias vem dos carboidratos de alto índice glicêmico.”, finaliza a nutricionista.
Visto isso, concluímos que a ideia de que o pão engorda é um mito e que ele pode sim ser consumido de forma regular e controlada. Mas, se ainda assim você estiver com medo, substitua o convencional pelo integral, que tem maior número de fibras e menor índice de gorduras. Não deixe que a culpa controle a sua vontade de comer essa delícia assada.
#clnews #claudelopes70 #paoengorda #mitoouverdade