"A Garota da Ponte", cartão postal de SP vira palco de novo suspense psicológico



Vestígios de um passado doloroso podem se manifestar de diferentes formas em cada pessoa. No caso da protagonista de A garota da ponte, isso acontece principalmente nos comportamentos autodestrutivos e nas dificuldades de se relacionar amorosamente. Mas Simone prefere internalizar tudo o que sente e descontar as dores no trabalho. É a partir desta personagem complexa que o escritor Vinicius Monfrinato explora os limites da mente humana e chama a atenção para a importância de buscar ajuda para o bem-estar psicológico. 



A verdade vem à tona quando Simone sofre um grave acidente. Em uma noite tempestuosa na cidade de São Paulo, ela e a melhor amiga Flávia capotam o carro e ficam penduradas na icônica ponte Estaiada, sobre o Rio Pinheiros. O acontecimento trágico desencadeia uma série de eventos que revelam segredos sombrios e traumas profundos, como as ameaças e os abusos sofridos pelo pai na infância.  

A amiga Flávia, que também foi violentada enquanto morava com a família, sempre foi seu maior apoio. Mas ao mesmo tempo que a amizade é alento, também traz dores, pois a jovem namora o grande amor da vida da protagonista, Marcos. De família humilde, ele enfrentou racismo como único negro na escola, e foi Simone quem sempre o defendeu. Amigos e, depois, parceiros, ficaram juntos por 15 anos, porém a relação sofreu complicações e então chegou ao fim.  

— A sorte é que esse desgraçado está morto, senão eu mesmo acabava com ele! Como o Carlos teve coragem de fazer tantas atrocidades durante todo esse tempo? Foi praticamente uma vida inteira sendo um cara abusivo.  

— E você acha que eu não sei disso?! — disse Marta, com os olhos cheios de lágrimas. — Eu sinto remorso todos os dias, Marcos. Se tem uma culpa que eu carrego e sempre vou carregar na minha vida, é essa! Marcos segurava aquele diário com muita força. (A garota da ponte, p. 84) 

À medida que a trama se desenrola, o leitor acompanha as lutas internas de Simone e a busca dela por identidade em meio ao sofrimento. Desta forma, o autor explora questões como desigualdade social e racismo, a complexidade das emoções humanas, além de violência sexual infantil, ambiente familiar tóxico e suas consequências psicológicas.  

Recheado de diálogos em 22 capítulos curtos, o livro conta com QR Codes que levam a playlists com as canções mencionadas no enredo. A partir desta proposta dinâmica e interativa, Vinicius Monfrinato sublinha a relevância dos cuidados com a saúde mental e a necessidade de apoio emocional para superar as adversidades. 

FICHA TÉCNICA 

Título: A garota da ponte – Entre segredos e mentiras
Autor: Vinicius Monfrinato
Editora: Perensin
Comprar: Editora Perensin 

 

#clnews #claudelopes70 #agarotadaponte #viniciusmonfrinato #editoraperensin

Claudê Lopes

Baiano de Itiúba, radicado em São Paulo há mais de 30 anos. Jornalista, Pesquisador Musical, Blogueiro, Produtor e Editor de conteúdo, Consultor Musical, Roteirista, Redator e Diretor de programa, Web Designer. @claudelopes70

Postagem Anterior Próxima Postagem